A pesquisa de mercado
Tipos de pesquisa de mercado
Estudo do consumidor – Esse tipo visa entender os costumes e os hábitos do consumidor.
Estudo do produto
Estudo da embalagem – Essa pesquisa irá procurar as melhores soluções para a embalagem do produto, por exemplo: Cor, tamanho, tipo de material, formato, entre outros.
Estudo do preço de venda – Essa forma de pesquisa busca informações relacionadas a quanto os concorrentes cobram, qual a margem de distribuição, a forma de vender, etc.
Estudo de distribuição
Estudo de concorrência - Esse estilo de pesquisa tem por objetivo o mapeamento da concorrência direta e indireta.
Estudo das promoções e publicidade – Definição das estrategias de promoção e os meios de propaganda para que assim possa ser criada uma boa campanha publicitaria.
Sempre que vai se desenvolver uma nova pesquisa, é necessário escolher a forma que irá coletar as informações que realmente são importantes. Os meios de coletas são diversos, por isso destaquei alguns mais utilizados.
Questionários - Serie ordenada de perguntas por escrito e respondidas sem a interferência do pesquisador.
Entrevistas – É uma serie estruturada ou não de perguntas abertas, aplicadas pelo pesquisador diretamente ao entrevistado.
Formulário - Uma serie ordenada de perguntas fechadas, aplicadas pelo pesquisador diretamente ao entrevistado.
Observação – Técnica bastante utilizada para coleta de dados, que não envolve o processo de perguntas e respostas do pesquisador com o entrevistado e sim a ação de observar a pessoa ou grupo.
Estudo de grupo – Levantamento de opiniões ou testes através de reuniões ou dinâmicas de grupo.
Antes de sair buscando informações, é preciso se organizar, e preparar um planejamento da pesquisa, que deixará bem claro os objetivos do estudo, os recursos disponíveis, as pessoas responsáveis, os prazos e os custos.
Por isso resolvi colocar aqui, os passos para criar uma pesquisa de mercado:
Formular o problema
É o processo onde se define o problema, que consiste em identificar a razão pela qual se deve coletar informações com o publico alvo.
Deve-se analisar as características demográficas (informações sobre os clientes), comportamentos de consumo, atitudes dos consumidores e o processo de decisão de compra.
Selecionar a amostra
Para saber a opinião de um grupo, não precisa conversar com todos, basta uma parte deles.
A quantidade da amostra dependerá da quantidade da população total, quanto maior a quantidade, maior a exatidão do resultado, no entanto a partir de uma determinada quantidade, as vantagens com o aumento da amostra não compensam os custos.
Coleta de dados
Tendo a amostra definida, deve-se elaborar os instrumentos para a coleta das informações.
Tamanho – É importante fazer um questionário curto, com poucas questões, que não tomem tempo de entrevista, mas que seja direto ao ponto.
Tipos de perguntas – Você deverá escolher se as perguntas serão fechadas ou abertas.
É muito importante testar o questionário, para saber se as perguntas estão sendo bem entendidas, se a forma que foi elaborada está correta, se a sequencia tem lógica e se as opções de respostas estão todas ali.
Tabulação e analise dos resultados
A tabulação é a contagem do numero de respostas para cada alternativa de cada pergunta. A partir daí, determina-se a “opinião” da amostra que vale para toda a população.
Relatório final da pesquisa
É importante colocar todas as tabulações em um documento, pois ao fazer esta mesma pesquisa no futuro, será possível comparar as varias vezes que a pesquisa foi realizada.
Espero que tenha gostado das dicas e que possa desenvolver um excelente pesquisa de mercado.