Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (307 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...

 

 



Total de visitas: 264766
FINANÇAS PESSOAIS
FINANÇAS PESSOAIS

 

CONTROLE FINANCEIRO :

COMO ORGANIZAR SUAS FINANÇAS PESSOAIS.

finan12

Há uma maneira bastante fácil e prática de organizar suas finanças pessoais. Para isso basta obter respostas para as seguintes perguntas :

1) Quanto eu realmente ganho por mês ;

2) Quanto gasto por mês;

3) Sobra ou falta dinheiro a cada mês ?

Se você deseja organizar suas finanças, siga comigo. Você descobrirá como pode ser fácil o controle financeiro na sua vida. 

1)Quanto realmente ganho por mês ? Para responder a esta pergunta muitas pessoas pensam no valor do seu salário bruto, isto é, sem levar em conta os descontos relativos ao INSS, imposto de renda na fonte, vale transporte, plano de saúde etc. que geralmente ocorrem sobre o salário bruto. A resposta adequada é a seguinte : SALÁRIO BRUTO MENOS DESCONTOS SOBRE O SALÁRIO RESULTA NO GANHO REAL MENSAL. Obtida a resposta para a pergunta nº1, vamos adiante.

2)Quanto gasto por mês ? Faça o seguinte, elenque os gastos que você toma conhecimento através de documentos que chegam mensalmente pelo correio (contas de luz, gás, telefone, IPTU, IPVA, faturas do cartão/cartões de crédito, boletos e carnês diversos) e considere também os gastos que ocorrem através do seu cartão de débito e os efetuados em espécie (com dinheiro vivo) que você leva no bolso, bolsa ou carteira. Trata-se daqueles valores sacados no caixa eletrônico e usados para pagamentos de pequenas despesas (cafezinho, pão de queijo, balinhas, etc. Tomar conhecimento de gastos que possam ser visualizados por documentos é bastante simples. Para conhecer adequadamente os demais você precisará de mais atenção e observação constante por pelo menos 30 dias.
Melhor ainda por 60 ou 90 dias. Portanto, mãos à obra. Use papel, lápis, caneta, caderno, caderneta, cadernetinha ou planilha no computador. Escolhe um meio que funcione bem para você. Liste por 3 meses seguidos os seus gastos. ANOTE TUDO, do aluguel ou prestação do imóvel ao docinho, chocolatinho, sorvete... ANOTE TUDO MESMO ! Só assim você ficará sabendo para onde está indo o seu dinheiro todo mês. Possivelmente você vai se surpreender ! Agora que você já sabe a resposta da pergunta nº 2, prossigamos.

Até agora já abordamos dois pontos importantes para o controle financeiro : quanto ganho e quanto gasto.

3)Sobra ou falta dinheiro ao final de cada mês? Infelizmente, para uma grande parte dos brasileiros, falta dinheiro ao invés de sobrar. Isso porque eles (os brasileiros), de um modo geral, pouca ou quase nenhuma atenção dão ao dinheiro em si. Como não possuem informações, não se organizam, acabam gastando mais do que recebem. Mas, a boa notícia é que ao dar início à organização de suas finanças pessoais, ocorre uma melhora interessante. Vejamos.
Obtendo resposta às questões acima, você estará apto a montar seu ORÇAMENTO PESSOAL. Monte uma planilha (pode ser no caderno, caderneta, etc. lembra-se ?) com as seguintes colunas : DIA, REFERÊNCIA, CRÉDITO, DÉBITO, SALDO. Faça um passo a passo de tudo que entra e sai durante o mês (do primeiro dia ao último). Neste estágio você poderá se dar conta de que gasta muito e em muitas coisas supérfluas. Se for esse o seu caso, será uma excelente oportunidade para fazer novas escolhas optando por gastar de forma mais eficaz o seu rico dinheiro, melhorando o seu CONTROLE FINANCEIRO em geral.
Se você por acaso estiver com as contas “no vermelho”, faça um esforço para que elas fiquem “no azul”. Se estiverem “no azul” mas sem sobras, trabalhe para que haja sobras e inicie uma poupança. Se estiverem “no azul” e com poupança, parabéns ! Basta ampliar sua capacidade de poupar. Poupe mais e com foco nos seus sonhos e objetivos a atingir. Isso torna mais fácil a conquista.

Votos de sucesso no comando do seu controle financeiro !!

 

DICAS PARA O USO CONCIENTE DO CARTÃO DE CRÉDITO

 

É necessário ter consiencia que o cartão de crédito é extremamente útil, mas deve ser usado com responsabilidade., pois pode se tornar uma dor de cabeça. 
O cartão de crédito cria no consumidor uma "ilusão" de que aquele "dinheiro" ele possui, porém muitas vezes o limite é maior do que a renda, e ali mora o perigo, a pessoa gasta mais do que pode e acaba se invidivando. Vou descrever neste artigos algumas dicas simples para você controlar os gastos no cartão de crédito.

Evite pagar o minimo da fatura

Quando pagamos o minimo da fatura, estamos entrando no que os Bancos chamam de "rotativo". Além do valor pago, é calculado em cima do saldo remanescente o valor dos juros do Rotativo (alguns Bancos chegam a praticar o valor de 15%), multa contratual (se for paga em atraso) , IOF e outros encargos. Isto vira uma "bola de neve", então antes de fazer uma compra, verifique se terá condições de pagá-la integralmente no próximo mês, senão tiver não compre!

Anuidade do cartão

A anuidade é um valor cobrado pelas Adminstradoras devido aos benefícios e vantagens que o produto oferece. Para quem não usa com frequencia o cartão de crédito, não compensa pagar este valor todo mês,  se tornando um gasto desnecessário para o consumidor. Muitas Institiuções possuem a flexibilidade danegociação desta taxa, seja a isenção por um período, desconto no valor cobrado dentre outros. Entre em contato com seu Banco e verifique.

Priorize as despesas urgentes

Muitas pessoas costumam utilizar o cartão para realizar despesas domésticas como compras de alimentos, compras de fraudas, produtos vestuarios, e outras coisas que são urgentes. Antes de sair comprando tudo o que ve pela frente, procure priorizar os seus gastos e ver que o que é excensial para você naquele momento.
Faça compras após o fechamento da fatura

Este procedimento é de extrema relevância. Ao fazer compras após o fechamento da fatura você pode ganhar até 45 dias para pagar e sendo assim se programar melhor. Procure consultar o seu Banco para ver qual a melhor data de compra do cartão de crédito que possui.

Estas são apenas algumas dicas úteis que poderam ser utilizadas para controle dos seus gastos. Para saber maiores informações sobre os procedimentos seguidos, entre em contato com a Adminstradora de Cartões.