Muitas pessoas se sentem desconfortáveis quando o assunto é “Finanças Pessoais”. Geralmente recebemos de nossa família poucas instruções a respeito, as escolas mal tocam no tema ou abordam levemente o controle de despesas, e vamos levando a vida financeira como cremos ser o mais certo.
No entanto, você poderá descobrir que se deixar de pagar o preço da pressa e da preguiça trará melhores e relevantes resultados para sua saúde financeira: garantirá resultados e economizará através de método fácil e prático: OLHE PARA O SEU DINHEIRO! VALORIZE O SEU DINHEIRO! Como?
Prossiga na leitura.
Primeira dica: “Seja um comprador sem vergonha”. O que significa isso exatamente? Peça desconto em qualquer situação de compra, especialmente se pagar a vista. Em mercados competitivos quem tem maior poder de barganha é o comprador com dinheiro na mão e não o vendedor. Muitos consumidores sentem vergonha de pedir desconto mas esse é um direito seu, de consumidor. Use esta dica para valorizar seu controle financeiro.
Segunda dica: “Aprenda a comprar bem”. E para isso é necessário ter disciplina, auto-controle e saber planejar. Portanto, é absolutamente necessário fazer a lista de compras antes de ir ao supermercado ou feira livre. Se não fizer correrá o risco de comprar demais ou de menos. Se demais, é possível que ocorra desperdícios. Se de menos, poderá ter que recorrer a novas compras em estabelecimentos de preços mais altos.
Terceira dica: “Prepare sua lista de desejos”. Que bens você deseja comprar? TV, som, carro mais novo, reformar alguma parte da casa, fazer uma faculdade? Tudo isso requer planejamento: o que será necessário adquirir primeiro, qual o preço aproximado, porque desejo comprar, etc. Decida-se por adquirir um bem por vez. Poupe primeiro, compre depois. Pague à vista, valorize seu dinheiro e ganhe descontos. Livre-se dos carnês. Comprar a prazo torna você mais pobre!
Quarta dica: “Fique atento e reavalie seus gastos mensais”. Os planos que você possui de telefonia fixa, móvel, TV a cabo são adequados? Que tal fazer uma revisão geral visando redução de gastos? Você paga juros pelo uso do cheque especial pois gasta mais do que ganha? Paga boletos com atraso, com multa e juros? E aquela conta corrente aberta debitando tarifas de uma conta que você nem usa mais? Deixou de pagar a fatura integral do cartão de crédito? Nossa! Seu dinheiro está indo para o ralo. Tome a decisão de reavaliar e readequar tudo!
Quinta dica : “Invista com sabedoria”. E como vão seus investimentos? Só conhece a tradicional Caderneta de Poupança? Pois é, está na hora de você sair à procura de mais informações financeiras. Não tem tempo? Que tal trocar as horas que você passa lendo e-mails particulares e batendo papo nas redes sociais por momentos interessantes de pesquisa? Que tal iniciar tal pesquisa buscando informações no site do seu banco? Isso mesmo, os sites dos bancos oferecem a todos os correntistas (ou não) vasta literatura financeira e de fácil compreensão para que você aprenda sempre mais. Com relação a investimentos, navegue pelo site do Tesouro Direto. Mesmo com recursos modestos você poderá adquirir títulos do Governo Federal e obter de forma segura rendimentos melhores dos que os da Caderneta de Poupança. Pesquise, estude e depois invista. E não se iluda, melhor pessoa para cuidar do seu dinheiro é você mesmo.
Sexta dica : “Busque consultoria financeira”. Um consultor financeiro com experiência poderá ajuda-lo a cuidar melhor do seu dinheiro. Através de metodologia específica fornecerá a você ferramentas, informações, conhecimentos, além de análises específicas segundo suas necessidades. Orientará também como investir de acordo com o seu perfil.
Portanto, foque melhores resultados para sua vida financeira e entre em ação agora!
Desejamos sucesso!